top of page

ANIBALEITOR  

Rui Zink

O livro apresenta a história de um rapaz, que acidentalmente vai parar a um barco e embarca numa viagem. Durante a viagem, é levado por uma onda gigante e que o envia para a ilha do Anibaleitor. Ele e o monstro tornam-se grandes amigos. Um dia, a tripulação veio salvá-lo,  acabando por levar o Anibaleitor para a cidade deles. Já na cidade, o Anibaleitor é colocado no zoo, mas o jovem acaba por o tirar dali. O jovem foi julgado pela fuga do monstro.

Eu recomendo vivamente este livros porque para além de ter sido o melhor livro que já li, é um livro que nos ensina a ler os livros de uma forma divertida.

Carlos 11º ano

 A Dor

 Marguerite Duras

Este livro apresenta-nos de um diário que foi encontrado pela Sr.ª L (a narradora). Ela não se lembra de os ter escrito mas sabe que foi ela através da escrita e também através dos pormenores daquilo que é contado.
Sr.ª L espera Robert que está num campo de concentração. 
Nessa época vivia-se um tempo de guerra entre o exército vermelho e os aliados…

Na minha opinião, este livro é muito complexo, requer uma capacidade de raciocínio enorme e alguma atenção durante a leitura pois tem bastantes pormenores da época. Fora isso, recomendo o livro a qualquer pessoa porque e muito bom. Marguerite Duras e uma grande escritora, tem óptimos livros e este não foge à regra…

Catarina 10º ano

A Sombra do Vento

Carlos Ruiz Zafón

 

Esta história inicia-se na segunda metade do século XX, em Barcelona.

Este livro narra a história de Daniel Sempere que com dez anos, acorda a meio da noite, a chorar, sem conseguir recordar-se do rosto da mãe, já falecida. Com o propósito de o acalmar, o pai leva-o a um local misterioso: o Cemitério dos Livros Esquecidos. Daniel escolhe o livro (“A Sombra do Vento”, de Julián Carax) que lhe mudará a vida daí em diante. Depois de o ler, começa uma busca por mais obras do autor e inclusivamente por dados acerca das suas vivências.

Gostei muito de o ler, pois além de demonstrar como um livro pode afectar uma pessoa, chegando a alterar-lhe a vida, é uma lição de como as pessoas fazem tudo por amor. Recomendo-o a todos os colegas que gostem de uma boa história de aventura e romance.

Ana 12º ano

A menina que não sabia ler  John Harding

 

Florence é uma adolescente que vive numa grande casa com o seu irmão Giles, a governanta e os empregados. Giles um rapazinho de oito anos era o único que podia receber educação e Florence tinha de ficar em casa a aprender a coser e a fazer as tarefas domésticas.

Florence apesar de não ter autorização para aprender a ler nem a escrever ela sabia que tinha de o conseguir fazer pois achava importante para a vida dela. Sem ninguém desconfiar Florence descobriu onde era a biblioteca ( lugar proibido) e às escondidas de todos e com muito esforço Flo ia para a Biblioteca e passado algum tempo aprendeu a ler sozinha...

Na minha opinião, este livro é muito interessante pois demonstra que para atinjirmos um objectivo precisamos de nos esforçar para obtermos aquilo que queremos. Acho que devem ler este livro porque é uma obra cativante que nos prende e nos desperta o desejo de querer saber mais e mais.

Mónica 11º ano

O Rapaz do Pijama às Riscas

John Boyne

Um rapaz que se chama Bruno um dia tem que sair da sua casa, porque o seu pai teve que ir trabalhar para outra cidade.Um dia ele vai explorar e encontra do outro lado da vedação um rapaz que se chama Shmuel, que mais tarde se torna o seu grande amigo. Depois ele vai ajudar o seu grande amigo a procurar o seu pai que desapareceu, mais tarde ele quer se ir embora para casa, mas não pode porque os guardas os levam para uma câmara de gás, e nunca mais se soube o que foi feito deles.

Eu não gostei muito do final do livro, porque não gostei que Bruno tivesse morrido, eu aconselho as pessoas a lerem porque é um bom livro, mas o final é chocante.

Dora 9º ano

Diário de Anne Frank 

Annelies Marie Frank

Este livro é o diário de uma jovem judaica que viveu durante o período da segunda guerra mundial refugiada num anexo secreto em Amesterdão que estava sob o domínio dos nazis.

Este livro é um clássico que não devemos deixar de ler em qualquer idade, faz-nos uma descrição do sofrimento que qualquer judeu sentiu nesta época, em que os nazis dominavam grande parte da Europa e queriam acabar com a raça judaica, levando-os para campos de concentração onde os torturavam e matavam. É uma escrita cativante e comovente que me surpreendeu pois foi escrito por uma rapariga com apenas treze anos. Ao longo do livro notou-se bastante o desenvolvimento intelectual de Anne, bem como a sua forma de pensar que mudou à medida que ia crescendo.

 Escolhi este livro porque é sobre a matéria que estamos a leccionar na disciplina de História.

​(Miguel 10º ano)

A RAPARIGA DO TROMBONE

Antonio Skármeta

Esta obra de Skármeta conta a história de uma menina de dois anos, Madalena, que desembarcou no porto de Antofagasta, na companhia de um trombonista que a entregou aos cuidados de Esteban Coppeta, a quem assegurou ser sua neta. A menina cresceu, tendo sido criada pelo velho chileno e sempre desenvolvera uma grande paixão pelo cinema. Neste livro, a sua vida é narrada desde a sua infância até uma idade mais adulta. Uma vida de incertezas, é como se pode definir de forma mais correcta o percurso de Madalena.

Eu aconselharia vivamente este livro, porque apesar do interesse da história, transmite-nos também mensagens que são essenciais para o nosso desenvolvimento como seres humanos. Eu, pessoalmente, apaixonei-me por este livro, porque à medida que ia lendo, ia-me sentindo cada vez pressa ao enredo, sentindo-me como uma personagem.

     (Joana 10º ano)

O QUE LEMOS

bottom of page